Consultorias

A Educability possui um corpo técnico altamente capacitado para realização de pesquisas epidemiológicas e clínicas na área de saúde mental e dependência química às instituições governamentais e privadas. E nas consultorias em prevenção voltadas para orientação sobre situações relacionadas ao consumo, abuso ou dependência de substâncias em escolas ou empresas

Consultorias em Pesquisa

A equipe da Educability desenvolve pesquisas epidemiológicas e clínicas na área de saúde mental e dependência química para órgãos governamentais e instituições públicas e privadas. Nossos profissionais atuam nas universidades mais importantes do país, com experiência acadêmica comprovada através de publicações científicas* em periódicos internacionais de alto impacto.

Nossa experiência em pesquisa acadêmica:

Levantamento domiciliar de representatividade nacional sobre os padrões de consumo de álcool, tabaco e drogas ilícitas na população brasileira

Dependência de álcool, maconha e cocaína também foram investigados, bem como fatores possíveis de risco ou proteção associado ao desenvolvimento de dependência química.

Realização das ondas (2016, 2017/1, 2017/2 e 2019) do Estudo Probabilístico do Perfil dos Usuários da Cracolândia – SP. 

Ampliação do estudo para outras capitais, através de financiamento governamental do LECUCA (Levantamento de Cenas de Uso de Capitais), incluindo Fortaleza e Brasília.

Nossa experiência em consultorias de pesquisa:

Além da larga experiência em pesquisa acadêmica da equipe, foram realizadas diversas consultorias de pesquisa para a Secretaria do Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) nos últimos anos, entre eles:

Parecer técnico de análise crítica das ações direcionadas à prevenção, tratamento e reinserção social do Programa Recomeço

Revisão, avaliação e análise crítica dos programas e políticas de prevenção, tratamento e reinserção social baseada em evidência na Europa, América Latina, Estados Unidos e Canadá

Proposta de prevenção, tratamento e reinserção baseada na análise de viabilidade do conteúdo analisado. 

Desenvolvimento de Guia de Melhores Práticas.

A Comunidade Terapêutica (CT) é um serviço para recuperação da dependência química que está incluído na rede de atenção psicossocial desde 2011. Este equipamento oferece acolhimento social de longa permanência e vem recebendo recursos públicos crescentes, ainda que sem avaliações sobre as intervenções utilizadas no processo de recuperação. A consultoria norteou o desenvolvimento de atividades embasadas em evidências científicas nestes equipamentos bem como validou a implementação de sistemas de monitoramento e avaliação de resultados para esse tipo de serviço. A relevância desta consultoria se dá também por permitir a identificação de modelos de acolhimento social que estão associados a maiores chances de recuperação da dependência química, e através dela foi possível implementação por parte da gestão pública de protocolos de acolhimento mais efetivos e baseados em evidência. 

A consultoria realizada para a Secretaria do desenvolvimento Social do Governo do Estado incluiu três produtos: 

Proposta de indicadores e desenvolvimento de instrumentos de coleta de dados para monitoramento de Comunidades Terapêuticas cadastradas ao Programa do Governo do Estado de SP.

Implementação do Sistema de monitoramento de prestação de serviços e usuários da rede de 58 instituições cadastradas

Análise dos dados de mais de oito mil beneficiários acolhidos entre 2013 e 2016 nessas instituições. 

baixar-guia-recomeco

Consultorias em Prevenção

As consultorias Educability são voltadas para a orientação sobre as situações relacionadas ao consumo, abuso ou dependência de substâncias em escolas ou empresas. As consultorias focam em informação científica, manejo e intervenções preventivas. A expertise da equipe de consultores permite a realização da avaliação da demanda para a estruturação de atividades mais relevantes e efetivas.

Experiência da equipe como consultores na área de prevenção ao uso de drogas

Avaliação de viabilidade de expansão dos programas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas Jogo Elos, #TamoJunto e Famílias Fortes, adotados pelo Ministério da Saúde (Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (CGMAD) – Secretaria de Atenção à Saúde).

Versão adaptada do programa “Good Behavior Game” (GBG), desenvolvido para crianças com idade entre 6 e 10 anos (1º ao 5º ano do ensino fundamental I). O programa é baseado em métodos pedagógicos voltados para uma gestão de sala de aula a partir de regras de convivência acordadas coletivamente.

Versão adaptada do programa Europeu “Unplugged”, um programa escolar de prevenção para adolescentes com idade entre 11 e 14 anos (6 ° ao 9 ° ano do ensino fundamental II) que visa retardar o início e suspender a progressão do consumo de drogas. O programa baseia-se no “Modelo de Influência Social Global” cuja abordagem implica em construir, junto com os adolescentes, habilidades específicas para que eles aprendam a manejar as influências sociais, desconstruindo crenças normativas, sustentando-se em reflexões sobre os contextos de uso e conhecimento sobre drogas e suas consequências à saúde.

Versão adaptada do programa comunitário “Programa de Fortalecimento das Famílias” (SFP), desenvolvido para trabalhar habilidades parentais através de encontros com famílias de adolescentes com idade entre 10 (dez) e 14 (quatorze) anos.

Foi publicado um parecer em relação ao potencial de divulgação desta política pública nacional de prevenção. O parecer avaliou os programas em quatro possibilidades: 1) quanto à escolha do programa original ser usado, 2) quanto à sua adaptação no Brasil, 3) quanto à sua adaptação no contexto brasileiro e 4) quanto às evidências de efetividade / efetividade do programa.

Membros da Educability trabalharam na reformulação do programa, retomando o conteúdo do material e método de formação à sua versão original. A versão reformulada (#Tamojunto 2.0) foi posteriormente implementada em escolas públicas da rede Estadual de São Paulo, Fortaleza/CE e do município de Eusébio/CE. O processo de treinamento de professores para a implementação do programa bem como o acompanhamento e supervisão do trabalho realizado nas escolas que aplicaram a metodologia foram realizadas como parte de contratação com o Ministério da Saúde do Governo Federal.

Programa Famílias Fortes (Versão Brasileira do Programa Strengthening Families): 

O programa Strengthening Families (SFP) passou por um longo e detalhado processo de tradução e adaptação cultural para atingir sua versão brasileira. Além da etapa inicial em 2013, o programa passou por uma segunda etapa de adaptação, em 2015, onde não só alterações no material foram feitas, mas também mudanças na estrutura da formação. Embora o processo de adaptação do programa para o contexto brasileiro tenha sido previamente avaliado, o fato de o programa utilizar recursos audiovisuais para ilustrar os temas abordados, oferecendo exemplos de situações diárias para trabalhar habilidades parentais, fez com que sua adaptabilidade seja mais complexa, e possivelmente temporal. Esta foi a demanda  para a consultoria que envolveu a revisão do material adaptado no Brasil bem como avaliação da viabilidade da adaptação da formação de facilitadores do programa para o formato de Ensino a Distância (EAD).

Produto: 
Revisão e produção de parecer técnico referente a versão Brasileira do Programa Famílias Fortes -desenvolvida pela equipe da CGMAD em 2016 e recentemente adotada pelo Departamento de Formação, Desenvolvimento e Fortalecimento de Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O Programa Famílias Fortes é provavelmente o programa de fortalecimento de vínculos familiares mais difundido e bem avaliado em todo o mundo, acumulando resultados positivos em diferentes países, culturas e populações específicas. Através de intervenções estruturadas com as famílias, esse programa ajuda os pais ou responsáveis a adquirir habilidades parentais que apoiam o desenvolvimento dos jovens, aumentam sua apreciação pelos esforços dos pais e fornece orientações estratégicas para planejar o seu futuro e desenvolver habilidades de vida. Sendo assim, o programa preenche demandas crescentes do país, tendo um papel importante como uma das poucas intervenções baseadas em evidência científica de eficácia para aplicação em comunidades e no contexto da prevenção secundária, atingindo população mais expostas a riscos e maior vulnerabilidade social. A adaptação do treinamento EAD de facilitadores do programa não só garantiu sua viabilidade num país tão grande como o Brasil, mas também garantiu sua expansão no momento em que limitações de viagem e encontros presenciais foram limitados devido a pandemia do Coronavírus.