Quem somos

A Educability é a nova marca da EducaSaúde, uma empresa formada por profissionais altamente qualificados nos campos da neurociência, psicologia, sociologia e psiquiatria. Nossa equipe atua na área da saúde mental e dependência química, tendo ampla experiência em ensino, pesquisa e assistência.

Trabalhamos com o treinamento e desenvolvimento técnico-científico para profissionais das mais diversas áreas de atuação. Além disso, a Educability atua no desenvolvimento de pesquisas clínicas e epidemiológicas em saúde mental e dependência química. 

A empresa também oferece consultorias em prevenção e manejo de problemas relacionados ao uso de drogas em diferentes contextos para instituições públicas e privadas.

O que fazemos

Equipe

Coordenadores

Carolina de Meneses Gaya

Psicóloga, com Pós-Doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Doutorado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Especialização em Saúde Pública e Especialização em Psicanálise pela Universidade de Franca (UNIFRAN).

Atuação: Atuou como docente em diversos cursos de Graduação e no curso de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde da UNIFRAN. Pesquisadora sênior da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD) na UNIFESP, Colaboradora do Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD) e do Levantamento de Cenas de Uso de Capitais (LECUCA).  Autora de artigos científicos e capítulos de livros relacionados a dependência química. Responsável pela validação de instrumentos de rastreamento para uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas. Coordenadora de cursos de capacitação em dependência química para profissionais de saúde e educação. Atua também como psicóloga clínica em consultório particular.

Clarice Sandi Madruga

Psicóloga, com Pós-Doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela UNIFESP e Kings College London, Mestrado em Uso Indevido de Substância pela Universidade Sussex no Reino Unido e Mestrado em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Atuação: Pesquisadora associada do Kings College London desde 2010 e Professora afiliada do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, onde concluiu o pós-doutorado do tipo PNPD (2018). É pesquisadora sênior da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD) na UNIFESP, onde coordena o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD) e o Levantamento de Cenas de Uso de Capitais (LECUCA). Através de consultorias para uma Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo via PNUD / ONU realizou levantamentos sobre o perfil dos frequentadores da Cracolândia de São Paulo e também o desenvolvimento e implementação do sistema de monitoramento do serviço prestado pelas Comunidades Terapêuticas credenciadas ao Programa Recomeço do Estado de São Paulo.Foi Referência Técnica Nacional do Programa #TamoJunto pela Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (CGMAD) do Ministério da Saúde. Revisora Ad hoc de mais de 15 periódicos indexados. 

Gustavo M Estanislau

Psiquiatra especialista em Psiquiatria da Infância e da Adolescência pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Doutorando em Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Atuação: Coordenador do Projeto Cuca Legal da UNIFESP que capacita educadores de escolas públicas e particulares para a promoção da saúde mental, instrumentalizando-os para prevenção, identificação e manejo de transtornos psiquiátricos (www.cucalegal.org.br). Pesquisador do Programa de reconhecimento e intervenção para humanos em estado mental de risco (PRISMA / UNIFESP). Organizador do livro “Saúde Mental na Escola: o que os educadores devem saber” pela editora Artmed. Palestrante e psiquiatra clínico. 

Colaboradores

André de Queiroz Constantino Miguel

Psicólogo. Pós-Doutorado pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade de Yale (2019) e pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2020), Doutorado em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2016) e Mestrado em Dependências Patológicas pela Universidade de Pisa, Itália (2009).

Atuação: Psicólogo clínico comportamental com foco em intervenções psicossociais baseadas em evidências para transtornos por uso de substâncias. Responsável pelo projeto de pesquisa sobre a Implementação do Manejo de Contingências em Serviços Públicos de referência para Transtornos por Uso de Substâncias no Brasil. Em 2019 atuou como Pesquisador Associado pela Faculdade de Medicina Elson S. Floyd da Washington State University.

claudio-jeronimo-psiquiatra

Cláudio Jerônimo da Silva

Médico, com Residência Médica em psiquiatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998); Especialização em Dependência Química pela UNIFESP (2000); Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2005); MBA em Gestão de Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Insper (2013). 

Atuação: Atualmente é professor afiliado no Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. Pesquisador da UNIAD – Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas; Diretor técnico da Unidade Recomeço Helvétia (Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina, SPDM). Experiência de 19 anos em ensino na área de Dependência Química. Organizou o primeiro curso de Especialização em Dependência Química virtual no Brasil, pelo Departamento de Psiquiatria e Informática em Saúde da UNIFESP, e atua como professor de pós graduação sensu lato desde 2001. Atualmente é professor do MBA em Dependência Química (coordenando os módulos de gestão e qualidade) da Faculdade Paulista de Ciências de Saúde (SPDM). Experiência de 19 anos na organização, implantação e gestão de serviços para tratamento da Dependência Química, tais como: sócio fundador (2000) do Centro Especializado em Álcool e Drogas (CEAD), entidade filantrópica na cidade Jundiaí, entidade que foi presidente e vice presidente, implantação como coordenador médico do Ambulatório de Álcool e Drogas (AME – Psiquiatria Dra Jandira Masur), em 2010; Implantação da Unidade de Álcool e Drogas (UNAD), hospital especializado em Dependência Química e Adolescente, onde foi diretor técnico; Implantação do Hospital Cantareira (2013), onde atuou como diretor técnico e da Unidade Recomeço Helvetia (2014), onde atua até o momento como diretor técnico. Experiência de 20 anos no atendimento e gerenciamento de casos em Dependência Química no setor privado e público.

Kátia Isicawa de Sousa Barreto

Graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus Araraquara (2009); Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário “Barão de Mauá” de Ribeirão Preto (2014). Mestrado (em curso) em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP.

Atuação: De 2012 a 2016 trabalhou na implantação de uma Comunidade Terapêutica no interior do estado de São Paulo, bem como realizou atividades lúdico-terapêuticas com os usuários do serviço. Neste período também desenvolveu projeto em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ribeirão Preto, realizando atividades de desenvolvimento de habilidades sociais, com alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental municipal, como estratégia de prevenção para o não uso de substância psicoativa. De 2017 a 2020, trabalhou na análise dos dados e elaboração de relatórios do Programa Recomeço, bem como participou ativamente das supervisões in loco realizadas nas Comunidades Terapêuticas e Repúblicas que receberam financiamento público estadual. Participou também da elaboração e construção de diretrizes para o funcionamento dos serviços, bem como participou de reuniões de articulação com a rede SUS e SUAS.

Renata Rigacci Abdalla

Médica, com residência médica em Psiquiatria pelo Hospital Maternidade Celso Pierro da PUC Campinas (2002), especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (2007), especialista em Dependência química (2007); Doutorado em Ciências Médicas (2018) pela UNIFESP.

Atuação: Participou da implantação e gestão de serviços para tratamento da Dependência Química, tais como: Unidade de Atendimento ao Dependente (UNAD), hospital especializado em Dependência Química e Adolescentes, onde foi coordenadora médica (2013-2014) e Unidade Recomeço Helvetia (2015-2018), também como coordenadora médica. 

Atualmente é coordenadora de área (saúde mental) e docente nas disciplinas de Psicopatologia, Psicologia Médica e Psiquiatria Clínica e suas Bases Neurobiológicas do curso de graduação em Medicina Faculdade São Leopoldo Mandic de Campinas, além de coordenadora do programa de Residência Médica em Psiquiatria da Faculdade São Leopoldo Mandic de Arara; Diretora técnica do Instituto de Neuropsiquiatria do Hospital São Leopoldo Mandic (antiga Clínica Sayão); Pesquisadora associada do Instituto Nacional de Pesquisa em Álcool e Outras Drogas (INPAD) e revisora ad hoc de periódicos indexados. 

Parceiros